quarta-feira, janeiro 17, 2007

BLUES

O Blues é uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando aquelas notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva. Nos Estados Unidos surgiu a partir dos cantos de fé religiosa, chamadas spirituals e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental. Suas letras, muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela.

ORIGENS

O Blues sempre esteve profundamente ligado à cultura afro-americana, especialmente aquela oriunda do sul dos Estados Unidos, dos escravos das plantações de algodão que usavam o canto, posteriormente definido como "Blues", para embalar suas intermináveis e sofridas jornadas de trabalho. As raízes na cultura africana são evidentes tanto em seu ritmo, sensual e vigoroso, quanto na simplicidade de suas poesias que basicamente tratavam de aspectos populares típicos como religião, amor, sexo, traição e trabalho. Com os escravos levados para a América do Norte no início do século XIX, a música africana se moldou no ambiente frio e doloroso da vida nas plantações de algodão. Porém o conceito de "blues" só se tornou conhecido após o término da Guerra Civil quando sua essência passou a ser como um meio de descrever o estado de espírito da população afro-americana. Era um modo mais pessoal e melancólico de expressar seus sofrimentos, angústias e tristezas

Principais nomes do blues:

W. C. Handy - Diz a lenda que o autoproclamado "Pai do Blues", ouviu este tipo de música pela primeira vez em 1903, quando viajava clandestinamente em um vagão de trem e observava um homem que tocava violão com um canivete. Daí teria surgido aquele que é dito como o primeiro blues da história, St. Louis Blues.

Charley Patton - O primeiro nome popular a surgir como músico específico de blues, em meados da década de 20.

Robert Johnson – É, possivelmente, o nome mais influente e idolatrado do blues. Viveu pouco tempo, e morreu vitimado, segundo a lenda, por um whisky envenenado pelo marido de uma de suas amantes. Gravou apenas 29 canções, entre 1936 e 1937, estas porém são consideradas os maiores clássicos de blues de todos os tempos.

Muddy Waters - O primeiro a eletrificar todos os instrumentos de sua banda. Com seu blues carregado, poderoso e intenso, Muddy Waters é talvez, junto com Robert Johnson, a figura mais influente e popular do Blues americano, sendo o primeiro bluesmen a ter seu nome reconhecido fora dos Estados Unidos, sobretudo na Inglaterra.

Willie Dixon - Com seu baixo acústico tradicional e sua voz grave, Dixon é considerado o "poeta do blues", já que suas letras se tornaram hinos da cultura bluesísticas. Sem dúvida é o mais importante compositor da segunda geração do Blues.

B.B. King - Influenciado diretamente por T-Bone Walker, outro virtuose da guitarra solo, B.B. King criou um estilo único e quase inigualável de frasear o instrumento, de forma pura e melódica como poucos conseguem. O seu vibrato tornou-se marca registrada, dando aos solos de guitarra uma forma quase verbal. Sem falar de seu vocal-tenor que muitas vezes se destacava mais que o próprio instrumento. Influenciando praticamente todos os guitarristas que vieram posteriormente, é classificado, merecidamente, como o "rei do blues".

John Lee Hooker - Tornou o seu estilo falado de cantar sua marca registrada. Porém sua importância no Blues vai muito além do que apenas uma vertente adjunta. Além de ter sido um dos primeiros a eletrificar a guitarra no Blues, John Lee Hooker foi o percursor do Blues de Chicago, antes mesmo de Muddy Waters ganhar renome e importância, e suas obras foram de total referência na estilo Rock que estava nascendo.

Fonte: Wikipédia

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi Juliano!

Cheguei aqui através de um comentário seu no blog do Natusch!

Eu adoro cantar [e faço bem, modéstia às favas], mas tem coisas que não entendo mesmo.

Então, digo que já adorei este post sobre blues e estou esperando, atenta, quando chegar nas "variantes" [se é que posso chamar assim, me diga você..] do rock.

Como rock progressivo, por exemplo.

Achei essa idéia de explicar sobre os gêneros musicais!

Abraços,

Dani

6:27 AM  
Blogger Juliano Tatsch said...

Obrigado Dani. Pesquisas sobre outros gêneros e variantes estão sendo feitas, logo,logo, teremos mais um post nesses modos.

Abraços

8:39 AM  
Blogger Vicente Fonseca said...

Boa idéia, Amengual.

12:36 PM  
Blogger Vicente Fonseca said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

12:36 PM  

Postar um comentário

<< Home